Noções de contabilidade Social
Noções de contabilidade social
A Contabilidade Social tem o papel de classificar e medir sistematicamente todas as transações que compõem a vida econômica de uma nação, a fim de dispor informações a respeito da realidade econômica atual e saber onde era necessário aplica os gastos públicos. O sistema mais difundido no mundo é o Sistema de contas nacionais.
TÓPICO 1
Contas Nacionais: Tem por objetivo avaliar os principais acumulados econômicos de uma economia, como por exemplo, o PIB (Produto Interno Bruto), o PNB (Produto Nacional Bruto) e a Renda Nacional (Transações com bens e serviços finais do ano em questão, medem o total de produção de um país através de sua moeda corrente). Elas medem o total de produção do país.
Método de Valor Adicionado: É um dos principais métodos de cálculo dos agregados macroeconômicos, no qual permite a identificação da contribuição de cada empresa para o Produto Nacional.
▪ Demonstração do Valor adicionado (DVA): Custo da matéria-prima (ou seja, o valor já gasto para produzir a matéria-prima, anterior a venda da mesma para o mercado) + Valor de Vendas (custo da matéria-prima + salários + juros + aluguéis + lucro). PIB (Produto Interno Bruto): Somatório de todos os bens e serviços finais produzidos por empresas brasileiras ou multinacionais dentro do território nacional (brasileiro) em um dado período.
▪ Calculo: Custo da matéria-prima – valores adicionados.
PNB (Produto Nacional Bruto): Tudo o que é produzido por empresas nacionais, estejam atuando no Brasil ou exterior.
▪ Calculo: PIB (valor final) – RLEE (Renda Liquida Enviada ao Exterior, ou seja, juros, lucros e royalties).
PIB X Medida de bem-estar (IDH): Muitos economistas argumentam que o PIB não mede adequadamente o bem-estar da coletividade. Por isso a ONU tem utilizado o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) para fazer essa mensuração. O IDH leva em conta taxas importantes quanto à qualidade de vida da população do território