NOÇÕES BÁSICAS DE JARDINAGEM
1 INTRODUÇÃO
A horticultura é a parte da Agricultura dedicada à ciência (ou arte) de cultivar o hortus, expressão latina que significa jardim. A formação da palavra Horticultura reflete sua origem. O horto – ou jardim – era o espaço de terreno fechado junto à residência destinado ao cultivo de frutas, legumes, temperos, ervas medicinais e também de flores. Assim, antes de chegar a sua função, o jardim teve primeiro uma utilidade prática.
Com o avanço do conhecimento e o interesse em aumentar a produtividade dos cultivos, o antigo horto foi dividido em três áreas específicas, surgindo o pomar, a horta e o jardim
propriamente dito.
Assim sendo, nesse jardim cada planta tem um valor estético a ser destacado. O caráter ornamental pode estar nas flores, como nas rosas, na disposição matemática das folhas, como na echeveria no caule escultural do umbu ou até mesmo no perfume agradável das inflorescências do capim- limão nos campos de pastagem.
A característica mais importante para que uma planta cumpra a sua função ornamental é seu aspecto saudável, atestando estar bem nutrida e hidratada, sem doenças ou pragas.
Este boletim vem, então, suprir a necessidade de informações básicas sobre a jardinagem caseira ou profissional, para se obter um jardim saudável e bem cuidado.
2 O SOLO
É a parte superficial da crosta terrestre e tem sua origem na decomposição de rochas e minerais. Em relação às plantas, tem como função primordial fornecer nutrientes e servir de suporte às raízes. 2.1 Textura
Diz respeito à distribuição das partículas que formam um solo
(areia, silte e argila). De acordo com os percentuais de cada uma delas, tem-se:
Solo de textura arenosa: menos de 15% de argila,
Solo de textura média: de 15 a 35% de argila,
Solo de textura argilosa: mais de 35% de argila.
Como determinar a textura do solo:
- Solo argiloso: liso e pegajoso. O solo argiloso é formado de partículas minúsculas