Novos Leitores
Várzea Grande, MT
2009
JONNY PETER DOS SANTOS AMARAL
FORMAÇÃO DE LEITORES ADOLESCENTES
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para a obtenção do grau de Professor no curso de Letras do
UNIVAG – Centro Universitário.
Orientadora: Profª. Esp. Márcia H. Barbosa
Várzea Grande, MT
2009
Agradecimentos
Agradeço primeiramente a Deus por ter me dado essa oportunidade e aos meus pais que me apoiaram nos meus momentos mais difíceis.
Viajar pela leitura
Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso, você vai me entender.
Mergulhe de cabeça na imaginação!
Clarice Pacheco
APRESENTAÇÃO
Formar leitores no Brasil, ou em qualquer lugar do mundo é uma tarefa, indubitavelmente, complicada. Alguns fatores contribuem para que tenhamos alunos que não gostem de ler dentre eles: A falta de uma biblioteca, a imposição de obras a serem lidas, ao não entender a obra, o contato de crianças com adultos – pais, professores e outros – que recomendam a leitura, citam livros e autores “clássicos”, mas, na verdade, não são leitores nem se interessam pela literatura e, pior, por não terem experiência, apesar de bem intencionados, costumam descrever a literatura de forma bastante idealizada – algo como uma “viagem mágica” – raramente lembrando de comentar que a leitura exige esforço e que o chamado prazer da leitura é uma construção que pressupõe treino, capacitação e acumulação etc.
Por outro lado, temos muitos alunos que já desfrutam da leitura, dedicam parte de suas vidas para conhecer um mundo novo através da leitura, já que o tema escolhido é atrativo para eles. Esses alunos, no entanto, lêem obras que não são reconhecidas como literatura, não tem nenhum prestígio como gibis, mangás, horóscopo, romances, entre outros.
Este trabalho propõe uma reflexão sobre