Novo Negocio
Você já reparou como alguns restaurantes parecem ótimos, enquanto outros, com a mesma comida, não tem graça nenhuma?
Hoje, quero mencionar uma coisa: como transformar seu pequeno restaurante no principal estabelecimento do bairro (ou da cidade, ou do mundo. O esforço só depende de você).
É claro que o ponto e o tipo de cozinha contam. Só que existem 3 fatores críticos que diferenciam o bom do ótimo. Eu sempre gostei de empreendedorismo e costumo dizer que não é a comida que leva alguém a um restaurante: é a experiência completa. Com uma ajuda da revista Entrepreneur, quero mostrar esses fatores e tentar ajudar o seu negócio (ou a sua ideia) a fazer sucesso.
1. Forte identidade da comida
É claro que a comida conta. Só que mais importante do que a comida é a identidade que ela dá ao seu estabelecimento.
É a maneira como seus clientes vão definir e conhecer seu restaurante. Não se definir é não se distinguir da concorrência.
Então, como criar uma identidade da comida, quando você vai abrir mais um restaurante na cidade?
Aí vão algumas ideias:
Singularidade: tenha pratos originais. Se você servir um prato tradicional, mas apenas um pouco melhor, você já vai empolgar sua clientela.
Ingredientes locais: busque fornecedores locais de ingredientes frescos. Além de ter comida bem fresca, você estará dando apoio à economia local e os clientes percebem esse tipo de coisa. Dão até um toque de personalidade.
Invista: tenha um bom chef. Os melhores ingredientes não servirão de nada se você não tiver um bom cozinheiro para prepará-los. Busque o melhor que você puder e invista em seu salário.
2. Uma equipe brilhante
Steve Jobs dizia que pessoas classe A contratam uma equipe classe A, enquanto pessoas classe B contratam uma equipe classe C.
Parece existir um fundo de verdade nisso e muitos restaurantes ruins comprovam isso.
Se a sua equipe não for apaixonada pelo que faz, se não acharem que trabalhar com você significa fazer