Novo acordo ortográfico
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
THAIS APARECIDA DOS SANTOS
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Belo Horizonte
ABRIL/2012
Thais Aparecida dos Santos
Novo Acordo Ortográfico
Pesquisa apresentada ao curso técnico de administração da Escola de Educação Profissional do Centro Universitário Newton Paiva, turma 214,tarde, com o objetivo de consolidar os conhecimentos sobre o novo acordo ortográfico .Disciplina: Comunicação Empresarial. Orientadora: Késia C. Coelho.
Belo Horizonte
ABRIL/2012
1- Introdução A Língua portuguesa é uma língua múltipla, com palavras descendentes de varias nacionalidades. Rica e por isso muito apreciada. Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal. Países diferentes, com suas culturas e crenças únicas, que a possuem como língua oficial. Mas certas regras desse código eram diferentes para cada país. No dia 1° de janeiro de 2009 passaram a vigorar no Brasil novas regras ortográficas com o intuito de unificar a Língua Portuguesa e serão formalmente cobradas a partir do dia 31 de dezembro de 2012. São essas regras que serão explicadas neste trabalho acadêmico. Vamos a elas.
2- Alfabeto
Antes com 23 letras, agora 26. As letras de influência inglesa, K, W e Y, agora fazem parte do alfabeto. Elas já estavam no nosso dia-dia, nas quilometragens (km), nas quantidades (kg), etc.
3- Trema
O trema que acompanhava a linguiça e o pinguim não existe mais. Essa regra resolveu o problema de quem usa o Word e programas de computador, por exemplo.
4- Paroxítonas
4.1 Paroxítonas e ditongos
As palavras paroxítonas perdem o acento agudo nos vocábulos cuja tonicidade recai na penúltima sílaba, os ditongos abertos ei e oi que eram acentuados, não são mais. Este fato é justificado na existência do vai e vem entre a abertura e fechamento na