novo acordo ortografico
Novo Acordo Ortográfico
Criciúma, 12 de junho de 2012.
Introdução
Este trabalho fala do novo acordo ortográfico, contendo algumas perguntas que tem o objetivo de esclarecer como ficou a língua portuguesa com o novo acordo ortográfico.
Questões sobre o novo acordo ortográfico
1. Países da Língua Portuguesa que falam o idioma português?
Resposta: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
2. O por que do novo acordo?
Resposta: Para instituir uma ortografia oficial única da língua portuguesa, acabando com as diferenças entre a língua falada aqui no Brasil e os demais países, dando mais prestigio a essa língua.
3. O que mudou para o Brasil, quatro opiniões dos escritores, editores e da comunidade em geral sobre o novo acordo?
Resposta: Para Evanildo Bechara, membro da academia brasileira de letras, o acordo servirá para facilitar a tradução de documentos oficiais e também para incluir o idioma no cenário internacional. Já Stella Maris Bortoni, membro da comissão de língua portuguesa, acredita que o objetivo do acordo é de unir os povos e não de desunir. Beatriz Gellet, representante da Abrelivros, afirma que embora o acordo gere um aumento na venda de livros, os custos também aumentarão. A comunidade em geral esta dividida, alguns acham que o novo acordo ajudará para o entendimento entre os países e outros acham que o novo acordo só confundirá as pessoas.
4. As mudanças ocorridas para o Brasil referente ao novo acordo?
Resposta: Inclusão de 03 letras em nosso alfabeto, eliminação do trema, eliminação dos acentos nos ditongos abertos “ei” e “oi” das palavras paroxítonas, eliminação, em palavras paroxítonas, dos acentos nas vogais “i” e “u” quando tônicas e precedidas de ditongos decrescentes, eliminação do acento circunflexo usado nas