NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Gleisiane Santos Nascimento Rocha1
Curso de Pedagogia
Orientador: Prof. Me. João Paulo Gama Oliveira2
RESUMO
A presente pesquisa aborda a questão da formação de professores na área da Pedagogia da Faculdade Atlântico, averiguando quais são os suportes acadêmicos oferecidos aos estudantes em formação para que os capacite a desenvolver metodologias de ensino com atividades voltadas às novas tecnologias nas escolas. Fundamentado por autores como Nóvoa (1991, 2001) e Lévy (1999) este estudo tem como principal objetivo conhecer as práticas que estão sendo usadas pela disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na formação de pedagogos da referida Faculdade, para isso fizemos uso da metodologia do Estudo de Caso. De acordo com as análises do questionário aplicado aos graduandos do curso de Pedagogia, pode-se observar a importância do conhecimento direto com as novas tecnologias digitais durante o processo de formação dos professores na sociedade moderna, pois, entende-se que isso possibilita ao professor mais recursos e suporte pedagógico, além do fato de que o professor passa a ser o principal mediador do conhecimento adquirido pelos alunos através da tecnologia. De acordo com os resultados dessa pesquisa, os alunos estão cientes quanto a importância do uso do computador tanto para inovar em sua metodologia, quanto para facilitar seu trabalho e a maioria deles já estão operando o computador e a Internet, porém, não sabem trabalhar com essas ferramentas (O computador e a Internet) em sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia de Informação e Comunicação. Tecnologia e Educação. Formação de professores. Informática. Faculdade Atlântico.
ABSTRACT
This research is about the teacher training in the field of pedagogy of Atlantic College, observing the academic supports offered to students in training to empower the teaching methodologies with