Novas Tecnologias na Cura do Câncer
Há muito tempo o câncer desafia as pesquisas científicas e a tecnologia e emerge uma força na problemática da enfermidade. Ele se desenvolve rapidamente e atinge um número exorbitante de pessoas de diferentes grupos sociais, idade, sexo, etnia. Muitas vezes demora a apresentar sintomas e quando apresenta, mostra-se em estágio bastante avançado.
É evidente que a escolha do tratamento precisa levar em conta todas essas peculiaridades. Para tanto, é fundamental identificarmos fatores prognósticos como o conjunto das características que dão ideia da gravidade do quadro e da probabilidade de resposta à terapêutica.
Todos os tumores avançados que tratamos nos dias atuais exigem combinações de várias drogas, frequentemente associadas a modalidades como cirurgia, quimioterapia e radioterapia, que são os mais antigos tratamentos e ainda sim eficazes.
O presente trabalho mostra a evolução desta patologia, suas principais causas, como prevenir e apresenta os tratamentos mais antigos, sua eficácia, bem como as novas tecnologias na busca para a cura do câncer.
2 O que é o Câncer
São células anormais que se dividem e formam mais células de maneira desorganizada e descontrolada. Também é conhecido como Neoplasia.
O Câncer pode invadir tecido e órgãos e se espalhar pela corrente sanguínea ou pelo sistema linfático. Este processo chama-se Metástase.
O corpo humano é formado por milhões de células que se reproduzem por meio de um processo chamado divisão celular. Em condições normais, esse pro cesso é ordenado e controlado e é responsável pela formação, crescimento e regeneração dos tecidos saudáveis do corpo.
Em contrapartida, existem situações nas quais estas células, por razões variadas, sofrem uma metamorfose tecnicamente chamada de carcinogênese, e assumem características aberrantes quando comparadas com as células normais.
Essas células perdem a capacidade de limitar e controlar o seu próprio crescimento, passando então, a multiplicarem-se muito