Nova ordem mundial
A origem da auditoria foi, em muito, discutida de forma rigorosa pelos especialistas, mas, no entanto, ainda torna-se importante relacioná-la como o início das atividades economicas desenvolvidas pelo homem, conforme retrata Boynton e.al(2002)
“Auditoria começa em época tão remota quanto à contabilidade. Sempre que o avanço da civilização tinha implicadoque a propriedad de um homem fosse confiada, em maior ou menor extensão, a outra, a desejabilidade da necessidade de verificação da fidelidade do último, tornou-se clara.”
Assim, constata-se que, desde os primórdios, no antigo Egito havia a necessidade de se ratificar as atividades praticadas, tai como a verificação dos registros de arrecadação de impostos; e inspeções nas contas de funcionários públicos, estas na Grécia (Boynton et.a, 2002).
O marco da necessidade de aprimoramento no sistema contabilístico e, por conseguinte, da auditoria, ocorreu em 1929, com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, visto que muitas empresas não tinham transparência e consistência nos seus dados financeirosm contribuindo, nas divulgações contabilísticas das empresas, tendo como um dos primeiros passos, a criação do Comité May, que atribuia regras para as instituições que tinham as suas ações negociadas em bolsa de valores, tornando-se obrigatória a auditoria independente das demonstrações contábeis.
ORIGEM DA AUDITORIA
Com a expansão do mercado e consequentemente a sua concorrência, as entidades tiveram que investir cada vez mais para conseguirem se manter no mercado. Uma das formas de investimento foi o aprimoramento dos controles internos, já que estes reduzem custos e tornam o negócio mais competitivo.
A profissão do auditor independente suege então quando as empresas necessitam de profissionais que não tivessem ligação com a mesma, isso ocorreu porque se tornou necessário a captação de recursos de terceiros, assim estas demonstrações teriam que ser analisadas por um