Normas e Rotinas no CC
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO
4
2.
CENTRO CIRÚRGICO
5
2.1
PRINCIPAIS NORMAS DO CENTRO CIRÚRGICO
6
2.2
PRINCIPAIS ROTINAS DO CENTRO CIRÚRGICO
7
2.3
ORGANOGRAMA DO CENTRO CIRÚRGICO
8
REFERÊNCIAS
9
1 INTRODUÇÃO
O Centro Cirúrgico é um lugar especial dentro do hospital, convenientemente preparado segundo um conjunto de requisitos que o torna apto à prática da cirurgia. De uma forma mais técnica, conceitua-se Centro Cirúrgico em um setor do hospital onde se realizam intervenções cirúrgicas visando atender a resolução de intercorrências cirúrgicas, por meio da ação de uma equipe integrada. Nele são realizadas técnicas estéreis para garantir a segurança do cliente quanto ao controle de infecção.
Por ser um local restrito, o acesso ao público é limitado, ficando restrito a circulação dos profissionais que lá atuam. Já a Central de Material de Esterilização é a área responsável pela limpeza e processamento de artigo e instrumentais médico-hospitalares. É na CME que se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais hospitalares. Tendo em vista o pressuposto, o presente material tem por objetivo nortear e orientar os membros da equipe envolvidos nestes setores para que se tenha uma visão de conjunto, se conheça as atividades e finalidades dos mesmos, bem como os procedimentos específicos e as responsabilidades de cada um. .
2 CENTRO CIRÚRGICO
No centro cirúrgico (CC) são realizados variados procedimentos cirúrgicos e diagnósticos, conforme as diversas especialidades médicas, que demandam da equipe de enfermagem a necessidade de conhecimento pleno dos processos de trabalho necessários ao desenvolvimento das atividades de assistência à saúde dos pacientes. A busca pela qualidade no trabalho pode ter como base o estabelecimento de nova dinâmica fundamentada em necessidades diagnosticadas previamente e na manutenção e melhoria do padrão de