Normas e graficação
NORMAS TÉCNICAS E GRAFICAÇÃO ARQUITETÔNICA
DISCIPLINA: DESENHO DE ARQUITETURA I PROFESSORA: LILIANE AZEVEDO POLONI arquiteta e urbanista
Normas Técnicas
Desenho técnico = linguagem gráfica = padronização de procedimentos de representação gráfica. Normas são guias para padronização de procedimentos.
Essa padronização é feita por meio de normas técnicas seguidas e respeitadas internacionalmente.
Foi criado em 1947 em Londres a Organização Internacional de Normalização ( International Organization for Standardization – ISO). Quando uma norma técnica proposta por qualquer país membro é aprovada por todos os países que compõem a ISO, essa norma é organizada e editada como norma internacional.
Importância das Normas Técnicas
Sendo o desenho a principal forma de comunicação e transmissão das idéias do arquiteto, é necessário que os outros profissionais envolvidos possam compreender perfeitamente o que está representado em seus projetos. Da mesma forma, é necessário que consiga ler qualquer outro projeto complementar, para possibilitar a compatibilização entre estes. Assim, é importantíssimo que todos os envolvidos “falem a mesma língua”, nesse caso, a linguagem do DESENHO ARQUITETÔNICO.
O sistema de padronização é o alicerce para garantir a qualidade de um projeto. Objetivo: conseguir melhores resultados a partir do uso de padrões que descrevem o projeto de maneira mais adequada,
Permitem a sua compreensão e execução por profissionais diferentes independente da presença daquele que o concebeu.
AS NORMAS TÉCNICAS CONTRIBUEM EM QUATRO ASPECTOS:
Qualidade: fixando padrões que levam em conta as necessidades e os desejos dos usuários. Produtividade: padronizando produtos, processos e procedimentos. Tecnologia: consolidando, difundindo e estabelecendo parâmetros consensuais entre produtores, consumidores e especialistas, colocando os resultados à disposição da sociedade. Marketing: