normas bombas submersiveis
A Proponente deverá especificar na Proposta as normas e padrões que adotará na fabricação e fornecimento. Caso pretenda utilizar normas e padrões que não figurem na relação acima, deverão ser fornecidos dados a respeito e em quantidade suficiente para compreensão e julgamento da proposta.
As grades mecanizadas e acessórios, objeto desta especificação, deverão ser fabricados por FORNECEDORES com experiência na fabricação de produtos iguais ou similares.
Poderão ser propostos materiais construtivos de qualidade comprovada igual ou superior ao material especificado.
Carcaças
As carcaças das bombas deverão ser de ferro fundido, adequado para trabalhar com esgoto bruto gradeado (resistente à abrasão), conforme ASTM-A-48, Classe 35 ou similar.
Na parte inferior da carcaça será alojado o rotor e câmara de sucção e recalque.
Na parte superior será alojado o motor completo com todos os componentes de vedação, rolamentos e lubrificação.
Na parte superior externa deverá haver um dispositivo olhal para içamento da bomba, e ainda a entrada dos cabos elétricos, com perfeito sistema de vedação evitando qualquer penetração devido à ruptura da isolação ou através da capilaridade.
Na carcaça deverá haver uma flecha indicando o sentido de rotação do motor.
A refrigeração do motor deverá ser com o próprio líquido bombeado, mesmo que o nível do poço esteja baixo.
Rotores
Os rotores das bombas deverão ser executados em ferro fundido de granulometria fina, adequado para trabalhar com esgoto bruto (resistente à abrasão), conforme ASTM-A-48 - Classe 35 ou similar.
Rotores deverão ser do tipo aberto, não obstruíveis a passagem de sólidos de 25 mm de diâmetro, e serem firmemente chavetados aos eixos. Deverão ser providenciados dispositivos para evitar que os rotores se soltem dos eixos durante a operação. Os rotores deverão ser