Normas ABNT
AGOSTO DE 2002 (síntese).1
A Associação Brasileira de Normas Técnicas estabelece as diretrizes que devem ser utilizadas na elaboração de Referências. Aqui você encontra uma síntese com as normas mais utilizadas pelos acadêmicos nos seus trabalhos, com exemplos. Após cada item indicado, você deve seguir a pontuação que está sugerida. Segundo a última NBR 6023, de agosto de 2002, passou a chamar-se de
REFERÊNCIAS. Assim, você poderá incluir todas as fontes que utilizou na elaboração do seu trabalho, tais como: filmes, DVDs, livros, revistas, anais, etc.
Referência é o conjunto de elementos retirados de um documento, que permitem a identificação de onde foi utilizado.
1.1 NORMAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
• Ligam-se por hífem às páginas iniciais e finais das partes referenciadas. Ex. p. 2528.
• Quando forem fascículos referenciados, as datas limites de determinado período da publicação, ligam-se por barra. Ex. jan./jul.
• O nome do local deve ser indicado tal como aparece na publicação referenciada.
Quando há mais de um local para uma só editora, indica-se o primeiro ou o mais destacado. Não sendo possível determinar o local, indica-se entre colchetes [S.l.]
(ou seja, sine loco).
• O nome da editora deve ser indicada tal como aparece na publicação referenciada, abreviando-se os prenomes e suprimindo-se outros elementos que designam a natureza jurídica ou comercial do mesmo, desde que dispensável para sua identificação. Ex: J. Olympio e não Livraria José Olympio Editora. Atlas e não Editora Atlas.
• Indica-se sempre a data em algarismos arábicos contínuos ex. 1995 quando não aparece a data, coloca-se entre colchetes:
1
Texto elaborado pela Profª. Guiomar da Rosa Bortot, Mestre em Educação, Professora de Metodologia
Científica e da Pesquisa, da UNESC.
Data provável -
[1999 ?]
Década certa -
[199_]
Década provável – [199-?]
• Os meses devem ser abreviados no idioma