normas ABNT para Bibliografias
DO ASSISTENTE SOCIAL
SILVA, J.F.S. da. Violência, Serviço Social e formação profissional. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, ano XXV, n.79, p. 133-147, set. 2004.
A violência é um tema transversal tratado pelo autor como fundamental no processo de formação profissional do Assistente Social, devendo ser estudada e analisada dentro da conjuntura atual capitalista.
José Fernando, Assistente Social e doutor em Serviço Social pela Universidade Católica de São Paulo, busca neste artigo destacar que o importante para a formação profissional é relacionar teoria e prática, pensamento e realidade.
O autor explica a violência, como uma ação intencional direcionada que se produz e se reproduz através do uso da força física ou não, de forma individual e/ou coletiva, observada em cada caso, como um “todo”, a partir das condições em que aparece, com maior ou menor intensidade, das mais variadas formas, nos diferentes tipos de sociedade.
Considera o estudo da violência na formação do Assistente Social de grande importância, pois o profissional deve estar preparado para uma das questões sociais que mais proporcionam demandas para a profissão, encarando a realidade e entendendo a teoria através da prática, para isso, o autor sugere a criação de uma disciplina optativa durante o curso de graduação e pós-graduação para que o tema seja abordado com qualidade e maior profundidade.
Assim, o profissional se sentirá mais preparado para construir alternativas que atendam as demandas de violência, reconhecendo-as e revendo-as criticamente, adotando posições individuais e coletivas a fim de minimizar o problema.
Concluímos então que realmente é de grande importância o aprofundamento no tema na violência durante os estudos, para que o profissional se sinta seguro apoiado em uma formação profissional consistente, entendendo os limites e possibilidades de sua intervenção, seja qual for sua área de atuação.