Normalização tcc
João Batista Cavalcante* e Franck Neuwirth**
RESUMO: O presente artigo serve de referencial para os alunos do Programa de Pós-graduação do SETECEB (Seminário Teológico Cristão Evangélico do Brasil) de modo que possam, de maneira clara e visual, compreender a elaboração e a estrutura de um Artigo Científico. Este foi elaborado tendo como base o trabalho de Clarides Henrich de Barba1, pelo que registramos nosso débito e gratidão. Veremos que todo artigo se trata de uma apresentação sintética, de raciocínio claro, lógico e que leva seus leitores a uma melhor compreensão do assunto mencionado. Veremos também que todo Artigo deverá ser padronizado dentro das normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para que o mesmo possa ser publicado, sem alterações, em qualquer periódico que se interesse pelo assunto estudado, visando transmitir os conhecimentos adquiridos ao povo de Deus. PALAVRAS-CHAVE: Artigo. Pesquisa. Ciência. Pós-graduação.
1. CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS
O artigo científico é uma apresentação, em forma de relatório, dos resultados das investigações e estudos realizados a respeito de uma questão. O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, através de sua publicação, o problema analisado, o referencial teórico utilizado (as teorias que serviram de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados alcançados e as principais dificuldades encontradas no processo de investigação ou na análise de determinado assunto (BARBA, 2006). Assim, os problemas abordados nos artigos podem ser os mais diversos: podem fazer parte quer de questões que historicamente são polemizadas, quer de problemas teóricos ou práticos novos.
Sabendo disso, o participante do Programa de Pós-graduação latu sensu deverá apresentar um artigo científico, orientado pela direção do programa, dentro de sua área