Norma A 105
_________________________________________________________________
ASTM A 105 / A 105M - 03
Especificação Padrão para Forjados de Aço Carbono, para Aplicação em Tubulações1
Esta Norma é emitida sob a designação fixa A 105 / A 105M; o número imediatamente subsequente à designação indica o ano de adoção original ou, no caso de revisão, o ano desta última. Os números em parêntesis indicam o ano da última reaprovação. O símbolo sobrescrito (є) indica uma alteração editorial desde a última revisão ou reaprovação.
1.
Escopo *
2
1.1 Esta especificação abrange componentes de tubulação de aço carbono forjado para serviço à temperatura ambiente e alta temperatura em sistemas de pressão. Inclui flanges, conexões, válvulas, e peças similares encomendadas conforme dimensões especificadas pelo comprador ou mediante padrões dimensionais tais como as especificações MSS, ASME e API referidas na Seção 2. Os forjados fabricados conforme esta especificação estão limitados a um peso máximo de 4.540 kg (10.000 lbs). Forjados maiores poderão ser encomendados conforme a
Especificação A 266 / A 266M.
Espelhos
tubulares e forjados cilíndricos ocos para cascos de vasos de pressão não estão incluídos no escopo desta especificação. Embora esta especificação inclua alguns componentes para tubulação usinados de barra laminada e produtos tubulares sem costura (ver 4.2), ela não abrange matéria prima produzida nestas formas de produto. 1.2 Requisitos complementares são fornecidos para utilização nos casos em que seja desejável teste ou inspeção adicional. Estes se aplicam apenas quando mencionados especificamente no pedido.
1.3 A especificação A 266 / A 266M incluem outros forjados de aço, e as Especificações A 675 e A 696 incluem outras barras de aço.
1.4. Esta especificação é expressa tanto em unidades polegada-libra como em unidades SI.
Todavia, a menos que o pedido especifique a designação “M” (unidades SI)