NORMA IEC 1131
Padronização em Programação de Controle Industrial
Considerando-se o reconhecimento da necessidade de um padrão para CLP’s, por parte da comunidade industrial internacional, em 1979, foi designado um grupo de trabalho com o IEC (International Electro-technical comission) voltado para este propósito. Este grupo tinha como objetivo analisar o projeto completo de CLP’s (inclusive hardware), instalação, testes, documentação, programação e comunicações. Este grupo designou 8 frentes de trabalho para desenvolver diferentes partes do padrão para CLP’s. A primeira parte do padrão foi publicada em 1992 (General Information – conceitos e definições de terminologias básicas). A parte 3, referente às linguagens de programação, foi publicada em 1993.
A IEC 1131-3 é o único padrão global para programação de controle industrial. Uma interface de programação padrão permite a pessoas com diferentes habilidades e formações, criar elementos diferentes de um programa durante estágios diferentes do ciclo de vida de um software: especificação, projeto, implementação, teste, instalação e manutenção. O padrão inclui a definição da linguagem Sequential Function Chart (SFC), usada para estruturar a organização interna do programa, e de quatro linguagens: Lista de Instrução (IL), Diagrama Ladder (LD), Diagrama de blocos de funções (FBD) e Texto Estruturado (ST).
Uma maneira elegante de se olhar para o padrão IEC 1131-3 é dividindo-o em duas partes:
Elementos comuns;
Linguagens de Programação;
Analisando-se com mais detalhes cada uma destas partes:
Elementos Comuns
Tipos de dados
Usado para definir o tipo de dado de qualquer parâmetro, evitando-se dividir tipos diferentes de variáveis, por exemplo. Os tipos de dados são: booleana, inteiro, real, byte e word, mas também data, hora e string. Baseado nestes tipos, é possível também definir-se um tipo de dado próprio, chamado tipo derivado de dado. Por exemplo, pode-se definir um tipo de dado como sendo analog input