Roberta Almeida
Windows significa janelas, em português, e é um termo de origem inglesa. Windows é um sistema operacional para computadores, que pertence à empresa Microsoft, e é um dos mais utilizados no mundo.
O Windows começou a ser projetado em 1981, mas foi apenas em 1993 que sua primeira versão foi lançada, que era inicialmente apenas uma interface gráfica, funcionando apenas em programas em modo gráfico. O Windows já teve 7 versões lançadas, cada um com novas tecnologias.
Existem diversos produtos da “família” Windows: Windows 7, que é o sistema operacional lançado em 2011, Windows Vista, Windows XP, Windows Live, incluindo o Messenger, Windows Media Center e Windows Media Player, que são programas para ouvir músicas e com outras funções.
As funções dos sistemas operacionais do Windows é facilitar o acesso do usuário ao computador, com interfaces mais bonitas e fáceis de utilizar, novos programas, com maior rapidez, e etc...
Linux
Linux é o núcleo do sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware impressora, monitor, mouse, teclado e software aplicativos em geral. O conjunto do kernel e demais programas responsáveis por interagir com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do sistema.
Os principais programas responsáveis por interagir com o kernel foram criados pela fundação GNU. Por este motivo é mais correto nos referenciarmos ao sistema operacional como GNU/Linux ao invés de apenas Linux.
Uma distribuição nada mais é que o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num único CD-ROM (ou qualquer outro tipo de mídia). Hoje em dia temos milhares de aplicativos para a plataforma GNU/Linux, onde cada empresa responsável por uma distro escolhe os aplicativos que nela deverão ser inclusos.
Diferença entre o Windows e o Linux
A diferença mais marcante entre Linux e Windows é o fato do primeiro ser um sistema de código aberto, desenvolvido por