Nomes Importantes Na Evolu O Da Comunica O
OERSTED
Hans Christian Oersted (1777-1851) foi um físico e químico dinamarquês, admirado pela sua experiência de 1820.
Esta experiência teve início quando este ao aproximar uma agulha magnética a uma corrente elétrica verificou que esta era desviada do seu alinhamento natural com o campo magnético da Terra de forma semelhante à que ocorre nas proximidades de um magnete. Concluindo assim, que uma corrente elétrica formava um campo magnético.
FARADAY
Michael Faraday (1791-1867) foi um físico e químico inglês.
É considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos. Os seus trabalhos mais conhecidos tratam dos fenômenos da eletricidade, da eletroquímica e do magnetismo.
O físico inglês realizou um dos mais importantes trabalhos, em 1831, na área do eletromagnetismo, que culminou na formulação da Lei da Indução Eletromagnética de Faraday, quando ao variar o fluxo, magnético que atravessava uma espira ou uma bobina, verificou que era possível criar uma corrente elétrica. Concluindo assim, que um campo magnético forma um campo elétrico.
Quando se produz uma corrente induzida, a tensão ou a diferença de potencial (d.d.p) responsável pelo seu aparecimento designa-se por força eletromotriz induzida.
Lei de Faraday
MAXWELL
James Clerk Maxwell (1831-1879) foi um físico e matemático britânico.
Em 1864 apresentou uma teoria detalhada da luz como um efeito eletromagnético, isto é, que a luz corresponde à propagação de ondas elétricas e magnéticas, hipótese que tinha sido posta por Faraday em 1845.
Esta teoria foi suportada por 4 equações que hoje se conhecem como “equações de Maxwell”, e afirmava que um campo magnético variável estaria sempre associado a um campo elétrico variável, daí resultando um campo eletromagnético, cuja propagação no vazio ocorre à velocidade da luz.
Concluiu ainda que a luz era uma manifestação de radiação eletromagnética. HERTZ
Heinrich Hertz (1857-1894) foi um físico alemão de