nomeclatura compostos orgânicos
O nome de um composto orgânico tem quatro partes de acordo com o sistema de nomenclatura IUPAC (Internacional Union of Pure and Applied Chemistry): prefixo, localizador, cadeia principal e sufixo. O prefixo especifica a localização e a identidade dos vários grupos substituintes na molécula; o localizador dá a localização do grupo funcional primário; a cadeia principal seleciona a parte essencial da molécula e nos diz quantos átomos de carbono fazem parte dessa cadeia; e finalmente, o sufixo identifica o grupo funcional primário.
As moléculas de compostos orgânicos de uma família são caracterizadas pela presença de um determinado arranjo de átomos denominados grupo funcional.
Um grupo funcional é a parte da molécula onde as suas reações químicas ocorrem; é a parte que efetivamente determina as propriedades químicas do composto (e muitas das suas propriedades físicas também).
A maioria dos alcanos (de cadeia ramificada) é nomeada seguindo as quatro etapas descritas a seguir. Para alguns poucos compostos é necessária uma quinta etapa.
Etapa nº 1: Identifique a cadeia principal
(a) Identifique a cadeia de átomos de carbono mais longa e contínua, e use o nome dessa cadeia como o nome da cadeia principal. A cadeia mais longa nem sempre está aparente na representação utilizada para descrever a molécula.
(b) Se duas cadeias diferentes de mesmo comprimento estiverem presentes, escolha aquela com um número maior de ramificações.
Etapa nº 2: Numere os átomos da cadeia principal
(a) Inicie pela extremidade mais próxima da primeira ramificação, numere cada átomo de carbono na cadeia principal.
(b) Se existirem ramificações situadas à mesma distância das extremidades da cadeia principal, comece a numerar pela extremidade mais próxima da segunda ramificação.
Etapa nº 3: Identifique e numere os substituintes
(a) Atribua um número para cada grupo substituinte, de acordo com seu ponto de ligação na cadeia