nofen

1856 palavras 8 páginas
thank you very muchTudo influencia o todo. Precisamos pensar cosmicamente e agir global e localmente. O que está em risco é a sociedade humana.
Doutor em Ecologia, analista ambiental do Ibama e professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), Genebaldo Freire esteve no Ceará ministrando a palestra "Desenvolvimento Sustentável – Arrogância e Utopia" e fala a respeito de mitos e fatos do futuro do ser humano sobre a Terra.
"Desenvolvimento Sustentável – Arrogância e Utopia". Isso quer dizer o quê?
Significa que, mantidos o cinismo das formas de produção, crescimento populacional, aumento do consumo e políticas totalmente afastadas da relação ser humano-ambiente, não há a menor possibilidade de desenvolvimento sustentável. Nem teoricamente. Esse termo é extremamente arrogante. O que precisamos é de "Desenvolvimento de Sociedades Sustentáveis". Essa história de "salvar o planeta" é bobagem. Primeiro porque o planeta não está em risco, segundo porque não teríamos condições de salvá-lo, nem ele precisa disso. O planeta sempre esquentou, passou por períodos de glaciação e vai continuar sua escalada. Daqui sete e meio bilhões de anos o sol apaga, congela. Ele tem seus próprios mecanismos de regulação.
A Terra não está em risco como se propaga?
O que está em risco é a sociedade humana, conceitos de bem-estar, democracia, respeito ao próximo, organização social. Isso tudo está ameaçado porque tivemos uma educação que nos remete a sermos consumidores úteis e não a pensarmos nossa relação com o ambiente. Somente nos últimos tempos, com o aquecimento global, percebemos a necessidade de mudanças radicais em nosso estilo de vida. É preciso questionar se alguém vai abrir mão, por exemplo, de comer carne vermelha, não pelo vegetarianismo, mas pela consciência de que a pecuária destrói florestas com desmatamentos e queimadas. Além disso, tem a questão da ética. Muitos animais são aprisionados de forma cruel, passam a vida sem se movimentar para garantir uma carne tenra e

Relacionados