noah01

2125 palavras 9 páginas
CMMI e MPS.Br

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um conjunto de modelos integrados de maturidade e capacidade para diversas disciplinas, tais como: engenharia de software e sistemas, fontes de aquisição e desenvolvimento integrado do produto. Desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon, o CMMI é uma evolução do CMM e procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos e disciplinas e sendo baseado nas melhores práticas para desenvolvimento e manutenção de produtos
O CMMI permite que o processo de desenvolvimento de software evolua ou ganhe maturidade de forma gradual, por patamares de maturidade. Essa progressão permite que o software seja produzido de forma sistemática, dentro dos prazos pré-definidos e com níveis de qualidade que também são preestabelecidos e controlados. Com este modelo, tem-se um processo mensurável, gerenciável e controlável.
O CMMI é o resultado da junção de várias avaliações CMM, englobando as áreas de software, hardware, recursos humanos e processos. O CMM surgiu durante a década de 1980 como um modelo para avaliação de risco na contratação de empresas de software pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos que desejava ser capaz de avaliar os processos de desenvolvimento utilizados pelas empresas que concorriam em licitações como indicação da previsibilidade da qualidade, custos e prazos nos projetos contratados. Para desenvolver esse modelo, o DOD, junto com a Universidade Carnegie Mellon, criou o SEI (Software Engineering Institute), o qual além de ser responsável pela evolução da família CMM, realiza diversas outras pesquisas na área de Engenharia de Software.
O CMMI foi construído considerando três dimensões principais: pessoas, ferramentas e procedimentos. O processo serve para unir essas dimensões.
VANTAGENS (CMMI)
Desenvolvimento de software com qualidade, garantindo o cumprimento dos prazos e atendendo as

Relacionados