No que a Bíblia foi escrita
Tabuinhas de argilas A argila úmida era moldada em tabuinhas. A argila podia secar ao sol, mas a cocção nos fornos dava-lhe mais durabilidade. As inscrições oficiais eram colocadas num vaso de argila, onde se escrevia o resumo do conteúdo das tabuinhas.
ÓSTRACAS Referiam-se aos fragmentos de peças de cerâmica quebrada, material abundante e barato, utilizado no Egito, especialmente para exercícios escolares, cartas, recibos, contas etc. Nos óstracas redigia-se com tinta e pena, o que permitiam escrever unicamente em caracteres aramaicos. Conservam-se alguns com passagens do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
O PAPIRO Era feito de talos da planta do mesmo nome, comum no antigo Egito. Cortavam-se em tiras finas que, depois eram sobrepostas em camadas cruzadas e prensadas. O papiro foi o material mais corrente da escrita do mundo antigo. Escrevia-se com hastes de cana e tinta preta feita de fuligem. As cartas de Paulo e outros textos do Novo Testamento também foram escritos em papiro. Documentos enterrados em túmulos e ruínas, nas areias secas do Egito, sobreviveram até os dias de hoje.
O PERGAMINHO Pele de animal, convenientemente tratada e seca para ser escrita ou impressa de ambos os lados. É o nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever. O seu nome deriva do nome da cidade onde se terá fabricado pela primeira vez: Pérgamo, na Grécia. Foi largamente utilizado na Antiguidade ocidental e na Idade Média, até à difusão da invenção chinesa do papel.
Os códices (ou codex, da palavra em latim que significa "livro", "bloco de madeira") eram os manuscritos gravados em madeira, em geral do período da era antiga tardia até a Idade Média. Manuscritos do Novo Mundo foram escritos por volta do século XVI. O códice é um avanço do rolo de pergaminho, e gradativamente substituiu este último como suporte da