Os Estrógenos São Os Hormônios Ovarianos Primparios Antes Da Ovulação
934 palavras
4 páginas
Os estrógenos são os hormônios ovarianos primparios antes da ovulação, mas pequenas quantidades de progesterona são produzidas pelo folículo em maturação.Com referência aos ovários, a fase menstrual e a fase pré-ovulatória juntas são chamadas de fase folicular, porque os folículos ovarianos estão crescendo e se desenvolvendo.
Os estrógenos liberados no sangue por folículos ovarianos em crescimento, estimulam o crescimento do endométrio. As células do estrato basal sofrem mitose e produzem um novo estrato funcional. À medida que o endométrio engrossa, as glândulas endometriais desenvolvem-se e as arteríolas crescem enquanto penetram no estrato funcional. A espessura do endométrio aproximadamente dobra. Com relação ao útero, a fase pré-ovulatória é também chamada de fase proliferativa, porque o endométrio está proliferando.
Ovulação
A ovulação, que é a ruptura do folículo maduro (de Graaf) e a liberação do ovócito secundário no interior da cavidade peritoneal, geralmente ocorre no 14º dia de um ciclo de 28 dias.
Os altos níveis de estrógenos durante a última parte da fase pré-ovulatória têm um efeito de retroalimentação positiva, em ambos LH e GnRH e causam ovulação da seguinte forma: quando os estrógenos estão presentes em concentrações suficientemente altas, eles estimulam o hipotálamo a liberar mais GnRH e adeno-hipófise a produzir mais LH. O GnRH promove a liberação de FSH e mais LH pela adeno-hipófise. O pico de LH provoca a ruptura do folículo maduro e a expulsão do ovócito secundário. O ovócito ovulado e suas células da zona pelúcida e coroa radiada são geralmente sugadas para o interior das trompas uterinas (se for perdido no interior da cavidade peritoneal, desintegra-se).
Após a ovulação, o folículo maduro colapsa e o sangue do seu interior forma um coágulo devido a um pequeno sangramente durante a ruptura do folículo formando o corpo hemorrágico. O coágulo é reaborvido pelas células foliculares restantes, que aumentam de tamanho e formam o corpo lúteo