nmokl
1403 palavras
6 páginas
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOPROFESSOR: ROBSON TAVARES
ASSUNTO: ADMINISTRAÇÃO NO PRESENTE
ADMINISTRAÇÃO NO PRESENTE
Esta unidade que trata da administração no presente foi tirada do livro Teoria
Geral da Administração, de autoria do Prof. Antônio César Amaru Maximiano.Por se tratar de um tópico importante e que representa muita bem as tendência da administração nos dias atuais, achamos por bem incluí-lo.
No final do século XX, a administração e as organizações estão sofrendo grandes transformações. As empresas privadas, em particular, operam dentro de um contexto extremamente competitivo e precisam aprimorar continuamente sua eficiência: fazer mais, com menor quantidade de recursos. Por causa disso, as organizações deixaram de ser grandes empregadoras de mão-de-obra, tanto de trabalhadores especializados, quanto de gerentes. Esta tendência tem forte impacto sobre as expectativas da sociedade, uma vez que o sistema de ensino, especialmente o ensino superior, está fortemente orientado para formação de pessoas para trabalharem nas organizações. Uma conseqüência positiva, porém, é o aumento de importância da ADMINISTRAÇÃO EMPREENDEDORA: o movimento que procura estimular as pessoas a serem seus próprios patrões. Além disso, a também antiga idéia da ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA ganha muito espaço com essa tendência, pois é preciso educar funcionários operacionais para serem seus próprios gerentes.
As administrações do presente, como todos os outros segmentos da sociedade, são profundamente influenciadas pelos computadores, que facilitaram a redução de quadros, além de introduzir a empresa virtual e o trabalhador virtual no cenário.
Consideramos a seguir algumas circunstâncias da administração no presente.
01) GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA – a globalização da economia é resultado do processo de abertura e interligação da economia nacional, principalmente por meio da eliminação de restrições alfandegárias (eliminação de reservas