Niveis em estudo de ecologia
Ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio em que habitam. A palavra Ecologia vem do grego: eco é igual a oikos e significa casa, e logia quer dizer estudo. Assim, Ecologia é o estudo dos ambientes que existem na natureza. A Ecologia é constituída de níveis de organização. São eles:
Espécie: dois ou mais organismos capazes de reproduzir, originando descendentes férteis
População: esse termo é utilizado originalmente para referir-se a um grupo de pessoas. Em Ecologia, ele significa um grupo de indivíduos da mesma espécie, habitando uma determinada área. Assim, falamos em populações de pardais, de formigas, e assim por diante.
Comunidade: o conjunto de populações de uma determinada área forma uma comunidade. Todas as populações de animais e plantas que vivem em um bosque, por exemplo, constituem uma comunidade.
Ecossistema: uma comunidade e o ambiente físico onde ela vive formam um ecossistema. Ele envolve as relações existentes entre os animais, as plantas, o ar, a água, a temperatura e tudo o mais que existe em um certo ambiente. Existem ecossistemas pequenos, como um pequeno lago que enfeita um jardim; já as lagoas, rios, campos e florestas são grandes ecossistemas.
Biosfera: a parte da Terra ocupada pelos seres vivos é a biosfera. Ela representa o conjunto de todos os ecossistemas.
Cada espécie apresenta uma determinada distribuição geográfica, vive em um habitat específico, no qual ocupa um certo nicho ecológico. A paca é um roedor que ocupa uma distribuição geográfica que vai desde a América Central até a América do Sul. Ela mora nos campos de capim, que é o seu habitat, e vive comendo raízes, que é o seu nicho. Habitat, portanto, é o seu endereço, enquanto nicho é a sua “profissão”.
Espécies > População > Comunidades > Ecossistemas >