Nitrogênio
QFL 4110 - Química Inorgânica I
Prof. Dr. Breno Pannia Espósito e Prof. Dr. Pedro Henrique Cury Camargo
Relatório 4: Nitrogênio
Resultados e Discussão
1. Oxidação catalítica da amônia – simulação do processo Ostwald
Para simular o processo de Ostwald foi montado o sistema a seguir, mas o arraste dos gases foi realizado com uma trompa de água.
[pic]
Figura 1. Sistema para oxidação catalítica da amônia.
O catalisador foi aquecido ao rubro para se iniciasse a reação. Durante a reação, observa-se que o calor liberado por ela é tão grande que mantém o catalisador ao rubro. A mistura de ar e amônia reage rapidamente na presença do catalisador, formando monóxido de nitrogênio, que é absorvido pela solução de sulfato ferroso, formando um complexo com coloração, assim, observou-se que a solução de sulfato ferroso inicialmente verde-clara ficou escura (marrom). As equações químicas que ocorrem durante o processo são:
2NH3(g) + 5/2 O2(g) ( 2NO(g) + 3H2O(l) Pt/Rh
[Fe(H2O)6]2+(aq) + NO(g) [pic][Fe(H2O)5(NO)]2+(aq) + H2O(l) verde marrom
A formação desse complexo é favorecida em baixas temperaturas, por isso o erlenmeyer, no qual serão captados os gases, fica em banho de gelo e água, pois será favorecida a captação do produto. Em menor escala, mesmo com a presença do catalisador, ocorre a reação abaixo.
2NH3(g) + 3/2 O2(g) ( N2(g) + 3H2O(l)
A formação de N2 ocorre em menor escala, mesmo sendo termodinamicamente mais favorecida, pois em presença de catalisador a formação de NO é cineticamente favorável.
2. Obtenção e propriedades do monóxido de nitrogênio
Para a obtenção do NO montou um gerador semelhante ao de oxigênio, mas contendo ácido nítrico de densidade 1,2 g/mL no funil e raspas