Nitrogênio
Priestley observou que uma centelha elétrica, passando através do ar confinado sobre água, ocorria diminuição do volume de gás e a acidificação da água. Em 1780, Cavendish repetiu as experiências de Priestley e descobriu a formação de nitratos e nitritos, quando a experiência era feita em solução alcalina. As pesquisas de Haber, de Nernst, foram os fundamentos reais para a indústria moderna da amônia sintética, sendo logo depois, desenvolvido um processo prático para a obtenção da amônia sintética por Haber e Bosh.
Cianamida
O principal emprego da cianamida já foi na agricultura, mas seu uso como matéria prima química tornou-se importante, para a preparação da diciandiamida (matéria prima da melanina) que têm aplicações em resinas plásticas. Outros derivados comerciais são produzidos com cianeto de cálcio bruto.
O produto é usado diretamente na cianetação de minérios ou na fabricação de ferrocianetos. Os compostos de cianamida são usados como agentes antifogo, em madeira e tecidos de algodão.
As reações essenciais para a produção de cianamida de cálcio são:
Carbonato de Cálcio + Óxido de Cálcio (cal) → Óxido de Cálcio (cal) + Gás Carbônico
Óxido de Cálcio + Carbono (amorfo) → Carbeto de Cálcio + Monóxido de Carbono
Carbeto de Cálcio + Nitrogênio → Cianamida Cálcica + Carbono (amorfo)
Usam-se diversos tipos catalisadores, ou fluxos, para aumentar a velocidade da reação ou provocar sua realização em temperaturas mais baixas.
Fluxograma
• O calcário, o carvão e o coque são moídos separadamente. O calcário é calcinado a cal. • O coque é pulverizado, seco e misturado com a cal. • Num forno elétrico, a cerca de 2.000-2.200°C forma-se o carbeto, que é colado fundido. O carbeto é resfriado, britado e pulverizado. • O ar é liquefeito por compressão, resfriamento e expansão. • O nitrogênio do oxigênio é separado por retificação do ar líquido. • O carbeto de cálcio é