Nitrogenio
BRUNA BATISTA, ERICK CRUZ, FERNANDA APARECIDA E NAYARA BARRETO.
A IMPORTÂNCIA DO NITROGÊNIO NOS SISTEMAS NATURAL E PRODUTIVO
TABOÃO DA SERRA
2014
E.E. DR. REYNALDO DO NASCIMENTO FALLEIROS
BRUNA BATISTA, ERICK CRUZ, FERNANDA APARECIDA E NAYARA BARRETO.
A IMPORTÂNCIA DO NITROGÊNIO NOS SISTEMAS NATURAL E PRODUTIVO
Trabalho apresentado á disciplina de química, ministrado pela professora Iracir para fins de avaliação.
TABOÃO DA SERRA
2014
INTRODUÇÃO:
O nitrogênio é um gás do grupo 15 (família 5a) da tabela periódica, tendo como símbolo químico "N", sendo este o elemento mais abundante da atmosfera terrestre, fazendo-se presente na composição de todos os seres vivos. Na natureza apresenta sempre dois isótopos, encontrando-se na forma do gás Nitrogênio (N2), sendo que nesta mesma forma o elemento compõe cerca de 78% do ar atmosférico. O nitrogênio possui ainda como características (ou mesmo carência de características) a falta de cor, cheiro ou gosto. O elemento é também dotado de uma alta energia de ligação, tendo como consequência a dificuldade do nitrogênio molecular de reagir facilmente com as demais substâncias, e sob condições normais de temperatura e pressão, este é relativamente inerte à maioria dos reagentes.
CICLO DO NITROGÊNIO
Processos Do Ciclo Do Nitrogênio
Fixação: A fixação é o processo através do qual o nitrogênio é capturado da atmosfera em estado gasoso (N2) e convertido em formas úteis para outros processos químicos, tais como amoníaco (NH3), nitrato (NO3-) e nitrito (NO2-). Esta conversão pode ocorrer através de vários processos, os quais são descritos nas secções seguintes.
Fixação Biológica: Algumas bactérias têm a capacidade de capturar moléculas de nitrogênio (N2) e transformá-las em componentes úteis para os restantes seres vivos.