Nietzsche e kieergard
346 palavras
2 páginas
Nietzsche No livro diz que Nietzsche foi um dos críticos mais “irônicos” desde a filosofia grega até o cristianismo, ele procura mostrar que a ética não se fundamenta em razão, sua critica tem em vista recuperar o que tem de melhor nos valores da vida, ele quer dar aos homens um novo impulso a direção, quer que eles superem suas limitações, incentivando a criar vontade a expressar o seu eu próprio para gerar criatividade.
Nietzsche questiona bastante o fato de sempre procurarmos a verdade, por que corremos tanto risco por ela, as grandes discussões que nos envolvemos, a curiosidade que ela nos exalta . Qual a importância da verdade para a humanidade? Buscamos ela a muitos anos atrás e mesmo descobrindo algumas, sempre procuramos outras e esse ciclo nunca de acaba.
O homem usa toda sua trajetória de anos atrás até aqui para justificar certas coisas que acontecem atualmente, a verdade é que fingimos viver numa realidade que não existe e que usamos nossa consciência para fazer para isso, mentimos para nos mesmos, tudo que fizeram permaneceu no fundo da sua memoria e usam isso para tentar de certa forma esquecer tudo de mal que cometeram , atrás defendia o ser humano, livre e independente, capaz de assim determinar seu futuro e assumir sua responsabilidade perante seu semelhante
Kiergaard
Kiergaard foi um filosofo que fundou o existencialismo, considerado um dos mais importantes pensadores da época.
Em seu livro Temor e Tremor, ele usou como base sua própria existência para tentar entender o sentido da existência humana, ele também nos mostra que nossos atos são escolhidos primeiramente no que mais valorizamos.
Uma de seus pensamentos filosóficos em relação ao existencialismo é de que o ser humano é um individuo, e não como as teorias dize.m sobre o homem, também pensa que o homem não foi planejado por alguém para uma finalidade, ele se fez em sua própria existência.
Ele faz com q nos reflita em torno dos nossos problemas e duvidas
Muito dos