nietzche
Nietzsche: Considerations Concerning a Critical Genealogy
Sérgio Fernando M. Corrêa**
Resumo: o presente artigo buscará investigar e indagar os principais aspectos do procedimento genealógico de Friedrich Wilhelm Nietzsche e como eles podem servir como chave de leitura da condição vigente do homem contemporâneo e da ética contemporânea.
Neste ensaio, portanto, estão contempladas a crítica da religião, da modernidade e da moral, intentando para a relação que essas críticas têm entre si.
Palavras-Chave: Nietzsche; Genealogia; Crítica; Religião; Modernidade; Moral.
Abstract: the present article will search to investigate and to inquire the main aspects of the genealógico procedure of Friedrich Wilhelm Nietzsche and as they can serve as key of reading of the effective condition of the contemporary man and the ethical contemporary. In this assay, therefore, they are contemplated the critical one of the religion, modernity and the moral, intending for the relation that these critical ones have between itself.
Keywords: Nietzsche; Genealogy; Critical; Religion; Modernity; Morale
*
Artigo referente ao conteúdo do trabalho de conclusão de curso apresentado à Disciplina Monografia II.
Professor de Filosofia da Rede Pública Federal, IFSUL, Campus Camaquã. Aluno especial do mestrado em filosofia da UFPeL.
**
Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS - VIII Edição, 2011
1. A Guisa de Introdução
O modo pelo qual Nietzsche conduz sua investigação interpretativa do Homem e seus valores é a genealogia. O vocábulo genealogia provém da junção de duas palavras: “gene” e
“logia” e pode ser entendido como conhecimento, estudo (logia) da origem (gênese) donde provém e se funda a vida de uma espécie ou indivíduo. “Da composição desses radicais (gen, gene) com o sufixo “logia” tem-se o significado do termo genealogia (...) que é o estudo dos progenitores e ascendentes de um indivíduo