Nichos Gerais de Coaching
O coaching se revela hoje como uma metodologia de potencialização de resultados de pessoas, em seus diversos aspectos íntimos e profissionais. A partir da relevante quantidade de conteúdos e instrumentos e apoiado por uma postura de suporte ao indivíduo, o coaching auxilia nas questões que envolvem dificuldades e limitações psicológicas a respeito do próprio crescimento e, por isso pode ser aplicado em diversos setores.
Hoje, o coaching pode ser dividido em grandes segmentos como Self ou Life Coaching, Professional Coaching, Executive Coaching e Business Coaching. Esses segmentos podem ainda ser fragmentados sob setores mais específicos que podem estar conectados a um ou mais segmentos. Esses setores de atuação podem ser definidos como nichos de coaching e representam a área de atuação do Coach, direcionando seus trabalhos a um público-alvo específico.
O Coach, por sua vez, poderá escolher e especializar-se em um ou mais nichos de atuação. No entanto, quanto mais direcionada for sua atuação, mais reconhecido será em suas práticas e mais solicitado será pelo público de interesse. O que definirá o nicho de atuação do Coach será suas habilidades e afinidade com determinados assuntos, colocando em perspectiva sua vida, interesses e qual caminho pretende trilhar como Coach profissional.
Ressalto ainda, que o Coach pode ser um profissional autônomo, dedicado aos atendimentos individuais ou em grupo, realizando sessões periódicas que variam de acordo com a metodologia escolhida pelo mesmo. Pode ainda, ser um coach consultor, em que prestará serviços esporádicos de treinamentos e sessões de coaching direcionado para empresas e instituições diversas, sempre pautado na premissa do desenvolvimento humano. Existem também os Coaches internos, ou seja, coaches contratados ou que receberam certificação e fazem parte do quadro de colaboradores de uma empresa. Estes Coaches se dedicam a instituir a cultura Coaching e de desenvolvimento do