Ng5 Dr1 Fch1

481 palavras 2 páginas
Ficha n. 1
Competência e critérios de evidência:

1. Comparar as diferentes culturas;
2. Refletir sobre as dificuldades de inclusão social;
3. Analisar e refletir acerca da condição humana,

Leia com atenção o texto seguinte
A ética é uma parte da filosofia que reflete sobre a moral e, por isso, recebe também o nome de filosofia de moral. (…). Ética e moral distinguem-se simplesmente em que, enquanto a moral faz parte da vida quotidiana das sociedades e dos indivíduos e não foi inventada pelos filósofos, a ética é um saber filosófico; enquanto a moral tem apelidos da vida social – como moral cristã, moral islâmica ou moral socialista -, os apelidos da ética são filosóficos – como aristotélica, estoica ou kantiana.
A verdade é que as palavras ética e moral, nas suas respetivas origens – grega (éthos) e latina (mores) – significa praticamente o mesmo: carácter, costumes. No fim de contas, ambas as expressões se referem a um tipo de saber que nos orienta para forjarmos um bom carácter, que nos permita enfrentar a vida com alturas humanas; que nos permita, em suma, sermos justos e felizes. Porque se pode ser um habilíssimo político, um sagaz empresário, um profissional bem sucedido, um perfeito triunfador na vida social e ser simultaneamente uma pessoa humanamente inapresentável. Daí, que a ética e a moral nos ajudem a construir um bom carácter para sermos humanamente íntegros.
Precisamente porque a etimologia de ambos os termos é semelhante, está sobejamente justificado que, na linguagem quotidiana, se tomem como sinónimos.
A. Cortina, El Quehacer Ético, Ed. Santillana, Madrid

1. Faça uma pesquisa na internet e procure definir os seguintes conceitos:
DIMENSÃO ÉTICA CONSCIÊNCIA MORALIDADE
AÇÃO MORAL VALORES ÉTICOS E CULTURAIS Dignidade
Ética/Norma ética Moral/norma moral Cultural
Padrão cultural norma cultural multicultura interculturalidade aculturação delontologia escolhas morais normas profissionais CÓDIGO DE CONDUTA

Os formadores
Luís

Relacionados