Nfc - introdução
O NFC (Near Field Communication) surgiu em meados de 2002 da união entre duas grandes empresas do ramo da tecnologia utilizando como base a idéia do RFID (Radio Frequency Identification) ou seja a comunicação através de radio freqüência, porém o NFC se limita a distancia máxima de 10 centímetros, originalmente a comunicação ocorria entre dois dispositivos móveis contudo hoje em dia foram criadas as NFC tags que funcionam através do campo magnético gerado entre o dispositivo móvel e a tag, por se tratar de uma espécie de fita as tags são muito versáteis podendo ser anexadas em cartazes, vitrines, revistas para a utilização em propagandas, compras de produtos descartando o uso de cartões ou mesmo dinheiro, servir também como documentos de identidade entre varias outras aplicações. Com a criação da NFC fórum em 2004 uma organização entre as empresas interessadas em desenvolver e utilizar o NFC foi que a tecnologia passou a ficar mais visada. No mercado a primeira empresa a investir nesta tecnologia foi a Nokia com o celular Nokia 6131 que interagia com pontos inteligentes em cartazes. Suas duas grandes vantagens são a praticidade por se tratarem de mecanismos móveis e a segurança devido a distancia máxima de 10 centímetros que evita que os dados transmitidos possam ser interceptados.
Estima-se que a tecnologia NFC só estará presente no cotidiano da população na América do Norte a partir 2015 (HECKE, 2011), ou seja, apesar de já bem desenvolvida a NFC ainda está distante do publico em geral, seus protocolos de programação para as tags entre outros meios de relaciona-la com tecnologias já existentes ainda são pouco abordados, isso torna a obtenção de informações sobre o tema um tanto escassa.
A busca por tecnologias que ajudem a interação homem-ambiente tem se mostrado um mercado em constante crescimento, por isso a facilidade, praticidade e segurança propiciadas pelo NFC atingem qualquer pessoa nos tempos atuais, pois acaba substituindo alguns itens