Neurotransmissores
2. Quais são eles?
3. Quais as suas funções?
Respostas
1. Os neurotransmissores são moléculas pequenas que na sua maioria são derivados de precursores de proteínas, eles são encontrados geralmente em vesículas pré-sinápticas neuronais. De acordo com a propriedade funcional do neurotransmissor e do terminal pós-sináptico, os neurotransmissores são conhecidos por promovem respostas excitatórias ou inibitórias entre neurônios que se comunicam por sinapses químicas.
2. Dopamina, Serotonina, Acetilcolina (ACh), Noradrenalina, Epinefrina, Glutamato, Aspartato, GABA, Glicina, Histamina, Encefalinas e Endorfinas.
3. Dopamina: Controla níveis de estimulação e controle motor em muitas partes do cérebro. Presume-se que o LSD e outras drogas alucinógenas ajam no sistema da dopamina.
Serotonina: Ela tem um profundo efeito no humor, na ansiedade e na agressão.
Acetilcolina (ACh): A acetilcolina controla a atividade de áreas cerebrais relacionadas à atenção, aprendizagem e memória.
Noradrenalina: Principalmente uma substância química que induz a excitação física e mental e bom humor. A medicina comprovou que a noradrenalina é uma mediadora dos batimentos cardíacos, pressão sanguínea, a taxa de conversão de glicogênio (glucose) para energia, assim como outros benefícios físicos.
Adrenalina: Seus principais efeitos são: aumento dos batimentos cardíacos, dilatação dos brônquios e pupilas, vasoconstricção, suor entre outros.
Glutamato: O principal neurotransmissor excitante do cérebro, vital para estabelecer os vínculos entre os neurônios que são a base da aprendizagem e da memória a longo prazo.
Aspartato: É um aminoácido não essencial em mamíferos, tendo uma possível função de neurotransmissor excitatório no cérebro. Como tal, existem indicações que o ácido aspártico possa conferir resistência à fadiga.
Ácido Gama Amino Butírico (GABA): quase todas as regiões do cérebro, embora sua concentração varie conforme a região. Está envolvido com os