Neurociência: Questionário
1) O que é um neurônio? Quais as partes que o compõe? São células altamente excitáveis que se comunicam entre si ou com outras células efetuadoras, usando basicamente uma linguagem elétrica. A maioria dos neurônios possui três regiões responsáveis por funções especializadas: corpo celular, dendritos e axônios.
2) Explique como um neurônio pode produzir e transportar um impulso elétrico. Para isto, Defina e diferencie os potenciais geradores dos potenciais de membrana em repouso e potenciais em ação.
A diferença de cargas através da membrana plasmática do neurônio designa-se potencial de membrana. Este, num neurônio não estimulado ou em repouso, corresponde ao potencial de repouso. A alteração mais drástica do potencial de membrana corresponde ao impulso nervoso, que uma inversão brusca das cargas através da membrana plasmática do neurônio. O impulso nervoso é, por esse motivo, designado potencial de ação.
3) – 4) Como um neurotransmissor é produzido pelo neurônio? Descreva as etapas. / Como um neurotransmissor é liberado pelo neurônio. Descreva etapas.
Os neurotransmissores são produzidos na célula transmissora e são acumulados em vesículas, as vesículas sinápticas. Quando um potencial de ação ocorre, as vesículas se fundem com a membrana plasmática, liberando os neurotransmissores na fenda sináptica, por exocitose. Estes neurotransmissores agem sobre a célula receptora, através de proteínas que se situam na membrana plasmática desta, os receptores celulares pós-sinápticos. Os receptores ativados geram modificações no interior da célula receptora. Estas modificações é que originarão a resposta final desta célula. Proteínas especiais da célula transmissora retiram o neurotransmissor da fenda sináptica, através de bombas de recaptação. Algumas enzimas inativam quimicamente os neurotransmissores, interrompendo a sua ação.
5) O que é sistema neurovegetativo? Qual sua função primordial? Também chamado de Sistema nervoso autônomo é a