Neurocirurgias
A Neurocirurgia é uma especialidade concentrada na intervenção do que nos diferencia dos demais seres vivos, do que nos torna não apenas "seres", mas humanos, o sistema nervoso central (cérebro, coluna (medula) e nervos).
O sistema nervoso central é sede de inúmeras patologias que podem comprometer a independência e ameaçar a vida do indivíduo. Apesar de o tratamento especializado em pacientes neurológicos e neurocirúrgicos ter apresentando um grande desenvolvimento nos últimos anos, a cirurgia continua ser eleita como uma das modalidades de tratamento nestes pacientes.
Com base na compreensão das varias condições patológicas que resultam em intervenção cirúrgica, devem planejar e administrar a complexidade da assistência ao paciente.
Enfermeiros perioperatórios devem compreender a estrutura e a função do sistema nervoso central para oferecer assistência inteligente, segura e humanística aos pacientes neurocirúrgicos.
1
2. Objetivo geral.
Descrever os tipos de neurocirurgias, além do processo referente a assistência de enfermagem no período pré, intra e pós operatório, levantando diagnósticos de enfermagem e possíveis complicações aos pacientes submetidos à cirúrgicas neurológicas.
2
3. Metodologia.
Trata-se de uma pesquisa descritiva com fundamentação teórica baseada em consultas bibliográficas, durante o período de 2008 a 2010. Como critérios de inclusão, foram os seguintes: Estar em língua portuguesa, e ser referente aos últimos 06 anos.
A análise do material foi realizada por meio de leitura informativa e explorativa, além de leitura critica, com o objetivo de encontrar definições conceituais e ações propostas.
Descritores: Cirurgia neurológica, pré-operatório, intra-operatório, pósoperatório.
3
4. Sistema nervoso central.
a. Anatomia cirúrgica.
O sistema nervoso foi divido em Sistema nervoso Central (encéfalo e medula espinhal) e Sistema nervoso Periférico (nervos cranianos e espinhais).
O tecido do sistema nervoso é composto de