neuroanatomia
Conceito
É um conjunto de órgãos responsáveis pela coordenação e integração dos demais sistemas orgânicos, relacionado o organismo com as variações do meio externo e controlando o funcionamento visceral. O sistema nervoso é originado da placa neural, a partir desta diferenciam-se as pregas neurais, o tubo neural que por sua vez origina o SNC e a crista neural tendo como diferenciação o SNP e o SNA. A fisiologia do SNC é a ciência que estuda o funcionamento do sistema nervoso central, como interpretações sensações, como geração e controle dos movimentos e controle funções autonômica (sede, fome, saciedade, controle cardiovascular, endócrino, crescimento e desenvolvimento humano, e outras). O primeiro índice de formação do sistema nervoso consiste em um espessamento do ectoderma, situada acima do notocorda formando a chamada placa neural. A formação desta placa e a subsequente formação do tubo neural. Extirpações da notocorda ou mesoderma em embriões jovens resultaram em grandes anomalias da medula.
Definições
É a parte do sistema nervoso situado dentro da caixa craniana e do canal vertebral que analisa as informações, armazena sob a forma de memória, elabora padrões de resposta ou geram respostas espontâneas. O sistema nervoso central é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído de encéfalo e medula espinal, protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamente. Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas meninges. São elas a dura-máter, aracnoide e pia-máter. Há entre as duas últimas, a presença de um líquido: o líquor, responsável pela nutrição do SNC (sistema nervoso central) e pela minimização dos possíveis traumas causados por choques mecânicos.
Durante as primeiras fases do desenvolvimento embrionário de todos os vertebrados forma-se o tubo neural, oco e que corre ao longo de toda a zona dorsal do embrião. Na sua