neuroanatomia
CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA NEUROFUNCIONAL PROFª. CAROLINA MEIRELES ROSA
TERESINA
2012
Nome: Fernando da Silva Oliveira Matrícula: 10204043
ANÁLISE DE TEXTO CIENTÍFICO
Título:
Demographic Factors and Risk Indicators of Stroke: Comparison Between Inhabitants of
Fortaleza Municipal District and the National Profile.
Autores: Tahissa Frota Cavalcante, Rafaella Pessoa Moreira, Thelma Leite de Araújo,
Marcos Venicios de Oliveira Lopes.
Revista: Rev. Latino-Am. Enfermagem
Volume: 18
Número: 4
Mês: Julho- Agosto
Ano: 2010
RESUMO
Introdução:
O sistema de fixação pedicular no segmento torácico da coluna vertebral tem sido utilizado para o tratamento cirúrgico de diversas patologias como tumores, fraturas, deformidades hipercifóticas e escoliose idiopática do adolescente. Quando comparada ao sistema de fixação por ganchos, o sistema de fixação pedicular apresentou maiores correções cirúrgicas, com segmentos de fixação menores e menor perda de correção.
Apesar de atualmente ser muito difundida, a fixação da coluna torácica por meio de parafusos pediculares tem o potencial de evoluir com complicações graves. Alterações morfológicas como os pedículos estreitos e rodados e o deslocamento das demais estruturas pela rotação produzem uma menor zona de segurança em termos de lesão à medula espinhal, pleura e aorta torácica, na fixação por parafusos pediculares.
O objetivo deste estudo foi determinar a relação entre o parafuso pedicular utilizado no tratamento de pacientes com diagnóstico de escoliose idiopática do adolescente e a medula espinhal, pleura e aorta torácica e analisar o valor do ângulo de segurança para inserção do parafuso utilizando imagens obtidas por RNM.
Materiais e Métodos:
Foram retrospectivamente avaliados os exames de imagem de 19 pacientes