Neuroanatomia
O resfriado é uma infecção viral que acomete as vias respiratórias superiores. Existem mais de 200 tipos de vírus causadores do resfriado comum, sendo os mais comuns pertencentes as famílias do Rinovírus e do Coronavírus, ambos altamente contagiosos. O Coronavírus apresenta variantes que podem causar a SARS e a MERS-coV. A vacina contra o resfriado comum está disponível no SUS porém apenas para idosos, gestantes e profissionais da saúde, por razão da transmutação do vírus, deve ser reforçada todo ano.
Rinovirus (rhinovirus 3 e rhinovirus 16)
Existem 102 gêneros do Rinovírus, eles causam cerca de 50% dos resfriados comuns, É um vírion não envelopado que mede de 20 a 30nm de diâmetro, é um capsídeo icosaédrico com 60 unidades sendo que cada uma apresenta 4 proteínas: VP1, VP2, VP3 e VP4. O VP1 e VP3 são os principais sítios de ligação de anticorpos e o VP4 é o sítio de conexão do capsídeo com o RNA viral, sendo esse RNA fita simples e positivo. A replicação viral ocorre no citoplasma das células e em temperaturas de 32 a 33°C (temperatura semelhante à do trato respiratório dos seres humanos), a ligação ao receptor causa uma mudança estrutural do vírion que resulta em liberação do RNA viral que funciona como RNAm e inicia a síntese das macromoléculas virais. A replicação do rinovírus se limita ao epitélio superficial da mucosa nasal podendo causar mudanças histopatológicas, edema e infiltração celular, porém também podem ser encontrados na garganta e em secreções orais. Entre as manifestações clinicas se encontram espirros, corrimento e obstrução nasal além de faringite. A doença aguda tem duração de 7 dias.
Coronavírus
(coronavírus)
O Coronavírus (CoV) é a segunda causa do resfriado comum, o vírus também esta ligado a gastroenterites em adultos e crianças. É um vírion envelopado que mede de 80 a 160mn de diâmetro. Contém as glicoproteínas E1 e E2 algumas cepas (o CoV porém com variações genéticas mínimas) apresentam a E3