neuroanatomia
SEMANA 01 - CRÂNIO E MENINGES
Crânio
---> Dividido em neurocrânio e viscerocrânio
Neurocrânio é a caixa óssea do encéfalo e das membranas que o revestem, as meninges. Contém as partes próximas dos nervos cranianos e a rede vascular do encéfalo. É formado por uma série de 8 ossos: quatro ímpares (frontal, etmóide, esfenóide e occipital) e 2 pares (parietal e temporal). Tem um teto em forma de cúpula (calvária ou calota craniana) e um assoalho ou base do crânio. Os ossos que formam a calvária são basicamente planos (frontal, temporal e parietal) e formados por ossificação intramembranosa. Os ossos da base do crânio são irregulares e com algumas partes planas (esfenóide e temporal), formados por ossificação endocondral ou por mais deum tipo de ossificação.
Viscerocrânio compreende os ossos que se originam basicamente do mesênquima dos arcos faríngeos embrionários. Forma a parte anterior do crânio e é caracterizado pelos ossos que circundam a boca, cavidade nasal e órbitas. Formado por 15 ossos: 3 ímpares (mandíbula, etmóide e vômer) e 6 pares bilaterais (maxilas, conchas nasais inferiores, zigomáticos, palatinos, ossos nasais e lacrimais)
OBS: Ossos pneumáticos (frontal, temporal, esfenóide e etmóide) são aqueles que contém espaço aéreos.
Vista frontal do crânio
Especialmente sua escama, forma o esqueleto da fronte, articulando-se com o osso nasal e o zigomático. Em alguns adultos é possível ver uma sutura frontal (metópica) na linha mediana da glabela, área lisa e deprimida situada entre os arcos supraciliares, sendo também um ponto craniométrico.
O osso frontal também se articula com o lacrimal, esfenóide e etmóide, sendo que sua porção horizontal forma o teto da órbita. Entre a margem supraorbital do frontal e o limite angular entre a escama e a parte orbital, há um forame ou incisura supraorbital, que dá passagem a vasos e nervos supraorbitais.
O zigomático forma as margens anterolaterais, as paredes, o