Neuroanatomia Ex
O SN autônomo se divide em duas porções, SN simpático e SN parassimpático, que se distinguem segundo critérios anatômicos, farmacológicos e fisiológicos.
Diferenças anatômicas
No sistema simpático, logo depois que o nervo espinhal deixa o canal espinal, as fibras pré-ganglionares abandonam o nervo, e passam para um dos gânglios da cadeia simpática onde fará sinapse com um neurônio pós ganglionar. No sistema parassimpático, na maioria das vezes, as fibras pré-ganglionares normalmente seguem, sem interrupção, até o órgão que será controlado fazendo então sinapse com os neurônios pós-ganglionares. Dessa maneira percebe-se que os neurônios pré-ganglionares do simpático são curtos e os pós são longos, no parassimpático ocorre o inverso. Já o sistema nervoso entérico (rede de neurônios que inervam o sistema digestivo (trato gastrointestinal, pâncreas e vesícula biliar) apresenta seus corpos celulares na parede do trato gastrointestinal.
Diferenças farmacológicas
Refere-se a ação da droga. Existem drogas (adrenalina e noradrenalina) que imitam a ação do SN simpático, são denominadas simpaticomiméticas e vão estimular. Existem drogas (acetilcolina) que imitam a ação do S.N. Parassimpático, são denominadas parassimpaticomiméticas e vão inibir. A ação da fibra nervosa sobre o efetor (músculo ou glândula) se faz por liberação de um mediador químico, sendo os mais importantes a acetilcolina e a noradrenalina. Então as fibras que liberam a acetilcolina são colinérgicas. As Fibras que liberam noradrenalina são adrenérgicas. Assim, as fibras pré ganglionares simpáticas e parassimpáticas, bem como, a pós-ganglionares parassimpáticas são ditas colinérgicas. Já as fibras pós ganglionares simpáticas são ditas adrenérgicas.
Diferenças fisiológicas
O sistema simpático é antagonista (atua ao contrário) ao parassimpático em um determinado órgão, mas existem algumas exceções como nas glândulas salivares, onde os dois