nergias nuclear, Eolica e Geotermica
Trabalho acadêmico apresentado ao professor Julio Cesar Martins De Oliveira da disciplina de Física IV, turno diurno, do curso de Engenharia Mecânica.
Escola de Engenharia de Piracicaba
Piracicaba — Novembro de 2010
Sumário
Introdução
A energia proporciona conforto pessoal e mobilidade e é essencial para produção da maior parte da riqueza social, industrial e comercial. Por outro lado, a produção e o consumo de energia exerce sobre o ambiente pressões consideráveis. Entre essas pressões incluem-se as emissões de gases com efeito de estufa e poluentes atmosféricos, a utilização dos solos e a produção de resíduos, contribuindo para as alterações climáticas, a destruição dos ecossistemas naturais, a degradação do ambiente antropico e provocando efeito nocivos para saúde humana.
Dentre elas destacamos três tipos de obtenção de energia alternativa, sendo maremotriz, geotérmica e nuclear.
Capitulo 1: Maré Motriz
Maré Motriz
Fatos Históricos
Os pioneiros da exploração moderna das marés foram os habitantes de Husum, pequena ilha alemã no mar do Norte. Ali, por volta de 1915, os tanques para o cultivo de ostras estavam ligados ao mar por um canal, onde turbinas moviam um minigerador elétrico durante a passagem da água das marés; a eletricidade assim produzida era suficiente para iluminar o povoado.
Em 1967, os franceses construíram a primeira central mareomotriz (ou maré motriz, ou maré - elétrica; ainda não existe um termo oficial em português), ligada à rede nacional de transmissão. Uma barragem de 750 metros de comprimento, equipada com 24 turbinas, fecha a foz do rio Rance, na Bretanha, noroeste da França. Com a potência de 240 megawatts (MW), ou 240 mil quilowatts (kW), suficiente para a demanda de uma cidade com 200 mil habitantes.
Funcionamento Da Energia
A maré acontece devido às forças gravitacionais da lua e da terra. Uma atrai a outra, não se chocam porque a lua