PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
A primeira fase da intervenção apresentada se dá com a Racional da Escolha.
A direção da empresa apresentou queixa de que os participantes, apesar de cientes das normas e utilização dos uniformes, não as respeitavam.
Questionando as tentativas anteriores de solucionar o problema, levantou-se que foram utilizadas repreensões verbais e até suspensões, porém ambas sem êxito.
Soube-se também que a função exercida pelos participantes apresentava grande rotatividade o que aumentava o custo da empresa.
Ficando claro que através do controle aversivo, não se conseguiria sucesso na modificação destes comportamento-alvo.
Devido ao grande número de participantes não seria possível ou viável promover alterações individualizadas, optou-se por manejar contingências ambientais que pudessem alterar os comportamentos-alvo dos participantes de modo mais amplo.
Entende então que o melhor método para esse caso é o método de economia de fichas, pois possibilita a formação de cadeias comportamentais e tem como um de seus objetivos, instalar e manter comportamentos desejáveis. Este método geralmente é implantado através do reforçamento positivo e pode ser aplicado em grande escala.
Sabendo-se que um tempo maior seria gasto ao se optar por modelar as respostas esperadas, decidiu-se pelas descrições de contingência que tornariam as respostas mais rapidamente prováveis.
A segunda fase da intervenção apresentada se dá com o Método
É definido os participantes que integraram a amostra do presente trabalho e suas funções.
É definido o material que será utilizado para os registros individualizado.
Logo, então é definido todo o procedimento do processo em questão. É detalhado e especificado tudo aquilo que é esperado e através de uma reunião feita com os participantes e direção é colocado qual o benefício sugerido pelos participantes que eles almejam. É definido como será feita a avaliação e