Neoliberalismo
Educação não-formal 7º semestre
Texto: Balanço do Neoliberalismo de Perry Anderson.
• Liberalismo clássico. Quando surge? E por quê? • Capitalismo • Estado de Bem-Estar Social e o keynesianismo • Neoliberalismo econômico. Quando surge? E por quê? • Diferenças entre liberalismo econômico e neoliberalismo • Naturalização da desigualdade • Quando começa no Brasil?
Liberalismo clássico: Surge na Europa no século XVIII como um dos frutos do Iluminismo, contrariando as determinações dos reis absolutistas, que comandavam a política e a economia. O liberalismo político traz as idéias de liberdade de possuir propriedade privada e a teoria de separação dos poderes, o liberalismo econômico critica o intervencionismo do governo nas transações comerciais em geral, por sustentar que o mercado tem leis próprias, como a lei da oferta e da procura, portanto, prescindindo da regulação do governo.
Capitalismo: sistema econômico que tem suas origens com a burguesia ascendente no período iluminista, que privilegia o lucro.
Estado de Bem-Estar Social: conjunto de políticas sociais existentes em vários países europeus e Estados Unidos iniciado nos anos 30 com seu ápice após a 2ª Guerra Mundial e fim nos anos 70, que tinha como objetivo trazer sustentabilidade à população sem emprego e sem condições de uma vida digna, como exemplo, auxílios sociais em geral, regulação do mercado, distribuição social de riquezas.
Neoliberalismo: conjunto de medidas tomadas para reanimar o capitalismo, ou seja, para promover aumento do lucro, cerceado pelos mecanismos políticos do Estado de Bem-Estar Social, que, segundo seus teóricos, ameaçava a liberdade econômica e política. Estabilidade monetária, controle da inflação, diminuição do poder dos sindicatos com a restauração da taxa “natural” de desemprego, assim, cria-se um exército de reserva de trabalhadores, redução dos impostos sobre altos rendimentos, privatizações para diminuir os gastos públicos.
O