Neoliberalismo Economico
Jandrei Lourenci (Adm) ljandrei@yahoo.com.br Rua Estanislau Cidral, 591
Cep 85805-280 - Alto Alegre
Cascavel – PR
Fone res.: (45) 3327-1166
Fone Com.: (45) 3223-7036
Celular: (45) 9921-0580
Resumo
Partindo dos princípios até as conseqüências do neoliberalismo econômico este artigo se propõe a analisar as principais leis que o regem, os efeitos produzidos, as falhas internas e externas desta postura econômica, e procura encontrar uma resposta para isso. O neoliberalismo nasce orientado pela idéia de liberdade econômica, que prega a livre concorrência, reguladora dos preços e da produção, e também no livre jogo das leis econômicas naturais do mercado. Portanto, analisando as principais idéias que norteiam o sistema neoliberal identificam-se as suas principais contradições. Percebe-se que a inexistência de uma política econômica orientada para o bem comum, e a presença de um mercado regido apenas por suas leis imanentes, por mais que gere um crescimento econômico de determinados setores e países, ele, o neoliberalismo, nem sempre se traduz em crescimento social, gerando um abismo de desigualdades. Constata-se que enfatizar o capital na vida do individuo não lhe completa como pessoa, então é preciso que haja uma inversão de valores, deixando de privilegiar o lucro como fim último para dar lugar a pessoa humana.
Palavras chaves: Neoliberalismo, Liberdade, Economia
1. Introdução
Quando falamos sobre neoliberalismo estamos nos referindo ao neoliberalismo econômico, não enfocando as outras formas já existentes.
O neoliberalismo como doutrina e práxis não é um projeto unicamente governamental, vai além do econômico e do político. Ele pretende ser uma diretiva para a vida pessoal e social, elaborado com bases em certos valores a serem discutidos quanto à sua validade, e que influenciam as ações da sociedade, no que diz respeito à preocupação excessiva com lucro, consumismo, individualismo, dependência e