neocos
Podemos dizer que este modelo de indústria cultural que temos hoje, com grande influencia capitalista, sendo assim voltada para o lucro surgiu logo após a revolução industrial. O surgimento e crescimento da classe que acabou se beneficiando o desenvolvimento industrial para o consumo dos bens de cultura.
A necessidade também das classes superiores se manterem em nível superior e demarcarem suas distinções sociais contribuíram para o surgimento de outros seguimentos desta chamada indústria cultural. Com o surgimento de movimentos culturais diversos , surge também a necessidade da sociedade em diferenciar as movimentos culturais conforme sua classe, surgindo assim a cultura erudita e a cultura popular.
Os benefícios que esta indústria traz é a possibilidade de diversas formas de trabalho, dentro das artes, como pintura, teatro e música. Mas o aspecto negativo do crescimento e desenvolvimento desta fábrica cultural é exploração do trabalho e o pouco reconhecimento, pois o que passa a ser mais importante em si não é a manifestação artística, e sim o lucro.
A questão do estado em garantir em sua carta magna o o exercício do direito cultural faz com que grandes corporação se estimulem para financiar a atividade artística , surgindo desta a luta pela lucratividade, lucratividade esta que é demostrada através do investimento pesado nas grandes agências de marketing.
Os interesses capitalistas influenciaram mais diretamente do que indiretamente, pois tornou-se este indústria que temos hoje por existir esta grande necessidade de lucrar através dos meios culturais de uma sociedade.
Embora a questão da lucratividade pese de forma negativa, podemos concluir que ajudou a sociedade brasileira a divulgar a sua rica cultura no estrangeiro, levando assim suas atividades artísticas e culturais para países diferentes, através do marketing que esta indústria investe para a divulgação dos seus “explorados”.