nenhum ainda
Para definir qual seria o melhor modelo de estrutura organizacional para empresas, surge através de varias pesquisas a Teoria da Contingência. Essa teoria pretendia confirma que as empresas eficazes, utilizavam o método da Teoria Clássica. Essa pesquisa concluiu que as organizações estavam ligadas ao ambiente externo e que não havia uma única maneira ou um jeito para se organizar. (CHIAVENATO, 2004, p.504).
A teoria da contingencia demonstrou que não existia uma forma exata para se organizar uma empresa, e que há diversos meio de resolver problemas ou uma adaptação nas organizações.
Pesquisas A pesquisa de Chandler com quatro grandes empresas sobre mudanças estruturais mostrou que as estrutura dessas empresas foram sendo renovadas continuamente com sua estratégia. Chandler concluiu que a estrutura organizacional dessas empresas foi se adaptando conforme as suas estratégias mercadológicas. (CHIAVENATO, 2004, p.505).
Tom Burns e G. M. Stalker fizeram um estudo entre empresas industriais sobre praticas administrativas e ambiente externo, eles encontram dois tipos de classificação: as ‘‘mecanísticas’’ e ‘‘orgânicas’’. As empresas que utilizavam o sistema ‘‘ mecanística’’ eram as empresas que operam em uma condição ambiental estável, já as ‘‘orgânicas’’ eram aquelas empresas que operam com a condição ambiental em mudanças. (CHIAVENATO, 2004, p.506).
Lawrence e Lorsch com sua pesquisa sobre defrotamento entre organização e ambiente surgindo assim à teoria da contingência. Essa pesquisa veio pra enfrentar três tipos de condições da empresa: externa, tecnológica e mercado. Foi feita a analise com empresa de tipo diferente de meio industrial (plástico alimento empacotados e recipientes). Os pesquisadores concluíram que as empresa tinham duas características: diferenciação e a integração.
Joan Woodward realizou uma pesquisa com cem empresas de diferentes tipos de negocio, tendo em foco a teoria da