necessidades educativas sensorio-auditivastivas
3089 palavras
13 páginas
ÍNDICEINTRODUÇÃO
Estudar a educação escolar das pessoas com surdez nos reporta não só a questões referentes aos seus limites e possibilidades, como também aos preconceitos existentes nas atitudes da sociedade para com elas, estas pessoas com surdez enfrentam inúmeros entraves para participar da educação escolar, decorrentes da perda da audição e da forma como se estruturam as propostas educacionais das escolas.
Muitos alunos com surdez podem ser prejudicados pela falta de estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, sócio-afetivo, linguístico e político-cultural e ter perdas consideráveis no desenvolvimento da sua aprendizagem.
Portanto, deficiência auditiva traz muitas limitações para o desenvolvimento do indivíduo. Considerando que a audição é essencial para a aquisição da linguagem falada, sua deficiência influi no relacionamento da mãe com o filho e cria lacunas nos processos psicológicos de integração de experiências, afectando o equilíbrio e a capacidade normal de desenvolvimento da pessoa.
Para o efeito, a presente pesquisa de natureza qualitativa e tipo bibliográfico, tem como objectivo geral analisar a situação educacional da pessoa com deficiência auditiva como forma de propor novas estratégias de educação especial para este grupo humano padecendo desta deficiência.
A pesquisa ora em análise encontra-se subdividido em tópicos e subtópicos de forma a facilitar a leitura e compreensão estando estruturado da seguinte maneira:
Estudo dos principais conceitos; causas da perda auditiva; consequências da perda auditiva; necessidades educativas especiais.
Desta forma, passamos ao primeiro tópico que vai abordar alguns conceitos importantes relacionados com a deficiência auditiva bem como a diferença coma surdez.
1. ESTUDO DE PRINCIPAIS CONCEITOS
1.1 A audição
A audição, tal como os restantes sentidos, são muito importantes para o nosso desenvolvimento como indivíduo, como parte da sociedade. Já antes do nosso nascimento, a