NBR 13207
Gesso para construção civil
1 Objetivo
Esta Norma fixa as condições exigíveis para o recebimento do gesso a ser utilizado em fundição e revestimento.
3 Definições
3.1 Gesso para construção
Material moído em forma de pó, obtido da calcinação da gipsita, constituído predominantemente de sulfato de cálcio, podendo conter aditivos controladores do tempo de pega.
3.2 Gipsita
Sulfato de cálcio diidratado natural.
3.3 Gesso fino para revestimento
Gesso que atende às exigências físicas de 5.3.
3.4 Gesso grosso para revestimento
Gesso que atende às exigências físicas de 5.3.
3.5 Gesso fino para fundição
Gesso utilizado para a fabricação de elementos e/ou componentes para construção civil, e que atende às exigências físicas de 5.3.
3.6 Gesso grosso para fundição
Gesso utilizado para a fabricação de elementos e/ou componentes para construção civil, e que atende às exigências físicas de 5.3.
4 Condições gerais
4.1 Embalagem, marcação e entrega
4.1.1 O gesso deve ser entregue em sacos de papel com várias folhas, suficientemente fortes para evitar rupturas durante seu manuseio, e com a condição de que possam ser fechados logo após o enchimento.
4.1.2 Quando o gesso é entregue em sacos, estes devem ter impressos de forma visível em cada extremidade o tipo correspondente (gesso para fundição, gesso para revestimento) e no centro o nome e a marca do fabricante.
4.1.3 Os sacos devem conter, como massa líquida, 40 kg de gesso e devem estar perfeitos na ocasião da inspeção e recebimento.
4.2 Armazenamento de sacos
4.2.1 Os sacos de gesso devem ser armazenados em locais secos e protegidos, para preservação da qualidade, e de fácil acesso à inspeção e identificação de cada lote.
4.2.2 As pilhas devem ser colocadas sobre estrados e não devem conter mais de 20 sacos superpostos.
5 Condições específicas
5.1 Exigências químicas
O gesso para construção civil (gesso fino para revestimento, gesso fino para fundição, gesso grosso para revestimento, gesso grosso